Sobre

Uma introdução ao meu site, o conceito de seu nome e algumas considerações sobre minha pessoa.

O site

Escapismo Digital é um blog estático desenvolvido com as ferramentas lowdown, ssg5 e um editor de texto padrão (neovim), criado com o objetivo de organizar minhas ideias e tentar transmitir alguma coisa de valia para o leitor. Tentarei abordar assuntos da filosofia, história, conspiracionismo, jogos, animes, e claro, tecnologia, com um viés um pouco tradicionalista.

Apesar de ter pouca pretensão (não é e nem pretende ser um site para ajudar no combate cultural ou qualquer coisa análoga), esse site definitivamente tenta se levar a sério, por isso não utilizarei muito o chanspeak (ao menos nos meus artigos) e tentarei cometer o menor número possível de vícios de linguagem.

Por que escapismo?

Escapismo é um conceito um tanto interessante, geralmente dividindo muito a opinião das mais diversas correntes de pensamentos. Mas afinal, qual seria sua definição?

Pois bem, escapismo seria a ideia de escapar ou se refugiar de certos problemas da realidade em alguma esfera alheia aos seus problemas, seja pela ficção, os vícios, as drogas, jogos, esportes, etc.

Evidente que o escapismo seria ilícito se a matéria do mesmo também for, mas seria a forma em si algo ruim? Adianto que não.

>Tolkien Art<

Escapismo seria ruim somente se usado por uma finalidade ilícita, isso é, ignorar completamente os problemas pertinentes ao cotidiano. No entanto, parece evidente que o escapismo é extremamente útil, não só para lidar com o estresse do decorrer de nossas vidas, como para apresentar ferramentas para a realidade. Através de escapismo pode ser adquirido meta-símbolos úteis para uma análise moral, conceitual e transcendental da realidade, tal visão é defendida por J.R.R. Tolkien. Acaso, não se pode ser transmitido verdades mediante mitos? Não se pode ser transmitido pela fantasia e pelo entretenimento? Evidente que não só podem, como são transmitidas de fato.

O escapismo ordenado pela virtude da eutrapelia1 não é algo ruim, na verdade, é algo extremamente benéfico para a vida de um homem. O escapismo usado de maneira moderada serve para a construção de um imaginário sadio, que é algo extremamente benéfico para a análise de verdades primeiras, isso é, a metafísica, como também para ciências de segunda ordem, como a política e a sociologia.

O autor

Me autodenomino pela alcunha de Schwertfisch (peixe-espada em alemão), não tem nenhuma razão em particular pelo apelido.

Primeiramente gostaria de destacar que não sou uma autoridade em porcaria nenhuma, e em segundo lugar, que não sou um intelectual, nem tenho pretensões de ser, ainda que eu esteja iniciando minha vida intelectual. Como dito anteriormente, uso do site porque quero organizar minhas ideias, de fato uma simples página numa vimwiki poderia suprir tal necessidade, mas eu acho bacana hospedar e escrever em um site.

Apesar de dito que o site tem um viés tradicionalista, não me considero um, assim como não me considero conservador, reacionário ou qualquer outra coisa. Desisti de me rotular, pois acredito que tais termos são muito ambíguos e vazios, e que no final do dia, não servem para muita coisa, apenas como um bom referencial.

Contudo, me considero um realista moderado e medievalista, assim como me considero um católico, apesar que de maneira muito decadente.

Gosto de computaria em geral e da internet antiga, e isso se reflete muito na estrutura do site.


  1. Eutrapelia é um conceito aristotélico que posteriormente foi melhor desenvolvido por São Tomas de Aquino, consiste na virtude de descansar e se divertir com coisas lícitas e honrosas.